domingo, 1 de agosto de 2010

Descobrindo a cidade #1

Minha primeira semana nesta cidade foi em horário alternativo, para descobrir/conhecer/entender a dinâmica de trabalho.

A segunda semana foi no horário definitivo, com o núcleo, para começar a dividir tarefas e vislumbrar minhas novas funções e desafios.

Esta que começa hoje, com folga amanhã para colocar a casa em ordem, posso considerar minha primeira semana em São Paulo, vivendo a cidade.

Estou aqui, olhando para os guias culturais publicados nos jornais, sem saber por onde começar. Há o que fazer todos os dias, em todos os horários. A cidade não para.

Coisas para fazer nesta semana - e nas seguintes, porque nunca vai dar tempo de fazer tudo:

- Passear pela Avenida Paulista, com um guia em áudio - Circuito Anônimos-SP, criado pela Núcleo Corpo Rastreado. O guia pode ser baixado no site do projeto para o seu próprio MP3. Tive a experiência de fazer um audiotur ficcional, com a Difusa Fronteira, no SESC Bertioga, que era MUITO legal. Fico empolgada para conhecer este roteiro, com trabalho que me parece semelhante. A conferir.

- Cinema: muitos filmes legais em cartaz. A fita branca e Medos privados em lugares públicos (que ainda não sairam de cartaz, e eu preciso dar um jeito de assistir); Uma noite em 67 e  Dzi Croquettes; Flor do deserto e As melhores coisas do mundo. E as animações Mary e Max e Ponyo - que a crítica diz ser mais fantástica do que A viagem de Chihiro, que eu adooooro!!! Estou curiosíssima para assistir O pequeno Nicolau - o livro é daquelas delícias que a gente lê numa sentada e se diverte muito; agradeço até hoje à professora de francês que nos apresentou essa maravilha. E ainda tem a 4ª Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, na Cinemateca, com acompanhamento musical ao vivo - mais uma das curadorias interessantíssimas de Lívio Tragtemberg. Ufa! Impossível em uma semana. Uma parte disto vai ser vista em dvd, com toda a certeza do mundo...

- Teatro: a estréia de "Fatzerbraz", numa montagem tropicalista a partir do texto de Bertolt Brecht. Este eu verei com certeza, pois estarei em casa. Até o final de setembro, "A filosofia na alcova", montagem famosa dos Sátyros, eu tenho vontade de assistir faz tempo - preciso me programar. E a montagem de Antunes Filho para Policarpo Quaresma, que fica só até o final do mês - e o teatro Anchieta está sempre lotado.

- Dança: o Festival Palco Giratório 2010 traz a Mimulus Cia de Dança, de Belo Horizonte, ao SESC Santo André, com o espetáculo "Dolores". Só assisti aos espetáculos deles em vídeo, gostaria muito de ver ao vivo. Sexta e sábado - despencar até Santo André? quem sabe...

E muitas, muitas exposições - e eu tenho a pretensão de apreender a cidade através delas (hahahahaha). O MAM Ibirapuera traz até o final do mês "Ecológica", cujo nome já me dá preguiça, antes mesmo de ler o release: "os 22 trabalhos falam da preservação da natureza e fazem crítica ao consumismo" (revista sãopaulo, folha de são paulo, 1/08). Que medo, hein? Vamos lá ver do que se trata. Ainda na classificação "ambiental" - que preguiça do rótulo! - ,  as individuais "Mare Incognitum", de Marcelo Moscheta, no Maria Antônia, e "Os últimos verdes", do baiano Marepe, na Galeria Luísa Strina. Na Caixa Cultural Paulista, a festejada exposição de Keith Haring - para ver antes da visita audioguiada pela Avenida Paulista, há! E "Cortiços - redesenhando espaços de (sobre)vivências", com fotos de Fabio Knoll, com curadoria de Maureen Bisilliat, na Estação Júlio Prestes. Ufa!

E na missão "conhecer a vizinhança", quarta-feira tem Espaço da Cultura de Consumo Responsável, no Tendal da Lapa.

Semaninha agitada, pelo menos no planejamento. Amanhã é dia de Avenida São João, em busca de algumas coisinhas interessantes e estilosas para a casa, e 25 de Março, para coisas necessárias e bem baratinhas para uso imediato. Eu preciso comprar panelas!!!

Ao longo da semana vou contando o que consegui ver, e o que valeu a pena dessa agenda toda aí.




2 comentários:

  1. A peça "Policarpo Quaresma" no SESC Consolação, teve temporada prorrogada até 26 de setembro. Não deixe de assistir. Eu já fui 4 vezes desde a estréia e a cada vez fico mais encantada!
    Simplesmente IMPERDÍVEL!
    ps.: Apesar de cheio não está impossível conseguir ingresso!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Deca, valeu pelo comentário. Vou dar um jeito de ver, sim. Obrigada pela visita, boa semana!

    ResponderExcluir