quarta-feira, 14 de julho de 2010

Despedida com chuva, só para variar

Um noroeste soprou violento na segunda-feira, e os lindos dias de sol do início deste julho disseram adeus, ao menos pelos próximos 7 dias. Queda de temperatura e chuva intermitente, só para variar um pouquinho.
Amanhã é meu último dia na cidade, e desde que que soube que ia embora, fiquei imaginando despedidas melancólicas. Escrevi vários textos na minha cabeça, reverenciando o mar, conversando com a orla, e buscando as coisas que fizeram sentido em minha vida nestes dois anos - esse mergulho forçado em mim mesma. Mas melancolia, definitivamente, não combina comigo. Nem com a situação.
Não morro de amores por esta cidade, e isso não é segredo para ninguém. Mas não saio daqui "batendo os tamanquinhos", como Carlota Joaquina. Sem mágoas, sem traumas, sem sentimentalismos. Saio daqui levando amizades, dentro e fora da cerca verde (como diria o Fabinho). Vou me embora depois de ter vivenciado a utopia de morar em uma cidade pequena, razoavelmente próxima de um grande centro, e com a certeza de que esse sonho não é para mim (alôôô: nota para o futuro, para não repetir a bobagem). Acabou-se também a utopia de morar na praia, pelo menos no estado de São Paulo: chove demais, a cidade entope na temporada, e não se curte nada. Praia para mim, só como lazer.
Levo comigo o sentimento de não ter vivivo a cidade como poderia, não ter me envolvido, não ter sido daqui de fato: apenas estive, durante estes meses. Mas sabendo que estive da maneira que podia, dentro daquilo que era possível para mim, neste momento da minha vida.
Como toda mudança é um recomeço, sigo planejando uma nova vida a partir da próxima semana: voltar a cozinhar e comer saudavelmente (ahan), sair do sedentarismo em que me joguei (preciso dançar!!!), retomar círculos sociais, voltar a estudar... planos. E é ótimo fazer planos!
Olhando para a garoa lá fora, estou de pijama e morrendo de preguiça de sair de casa. Sei que chove também em São Paulo, e a paisagem é bem menos bucólica do que a que tenho agora. É só mais uma manhã típica de inverno no litoral, bem parecida com as que devo ter daqui para frente. Com a mesma preguiça, certamente.


-
Originally uploaded by +lyn

Nenhum comentário:

Postar um comentário