terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Livros - promessa de ano novo

Fiz uma promessa de ano novo, daquelas que raramente nos dão prazer em cumprir.

(fiz outras, não tão saborosas, mas deixa pra lá...)

Prometi a mim mesma ler um livro por semana. São poucas as coisas no mundo que me satisfazem mais do que a companhia de um bom livro, e é irritante como a gente vai deixando de ter tempo para a leitura. Quanto tempo eu perco em navegações sem rumo pela web!

Como o mês de janeiro acabou, hora de fazer o balanço de leituras das últimas 5 semanas:

- Nunca antes na história deste país, do Marcelo Tas.
Li no primeiro dia do ano, num misto de diversão, perplexidade e tristeza. O livro é sim, divertido, na cuidadosa seleção de frases do presidente Lula, selecionadas por Tas, na diagramação bonita, no encadeamento das "profissões" do presidente. Mas não consigo morrer de rir, como muitos seguidores do @marcelotas no Twitter, principalmente sabendo que temos eleições este ano, e o quadro não é nada animador...

- Canalha!, do Fabrício Carpinejar.
Delicioso. Deliciosamente canalha... Conhecia a poesia do Carpinejar, em Cinco Marias, que me tirou o fôlego numa só manhã. Com este fui me deliciando ao longo de vários dias, um pouquinho a cada dia. Altamente recomendado.

- Yuxin, da Ana Miranda.
É a primeira vez que tomo contato com a literatura de Ana Miranda. Sinceramente, não foi um encontro feliz. Confesso que só terminei o livro porque não gosto de deixar pela metade.

- Contos Negreiros, do Marcelino Freire.
Leitura de uma noite, num só fôlego. Assunto pra pensar por muito, muito tempo. Imagens para retomar, em momento oportuno.

- O cheiro do ralo, do Lourenço Mutarelli.
Narrativa com ritmo, envolvente, divertida, imagética. Ainda não vi o filme, mas fiquei curiosa para saber como os conflitos psicológicos do narrador são resolvidos na película.

É, acho que o balanço no geral é bom. Vamos ver se o ritmo e a sede se mantém pelos próximos meses. Tô apostando na rede de trocas do Trocando Livros - cadastrei alguns lá hoje; e nos achados da Estante Virtual - tenho dois do Quintana, recém chegados, à minha espera.

Por hoje chega, que daqui a pouco é hora de levantar. Boa noite!

Um comentário:

  1. Fer, não lembro dessa cena... vou procurar aqui, tenho Black tie em algum lugar (bagunças!)... Daqui dou todo meu apoio ao teu blog! ehehe Escreva! Escreva! Escreva! bejão, jeff

    ResponderExcluir